28 de setembro de 2016

Lançamento da Revista Todavia - Revista de Humanidades



Lançamento da Revista Todavia - Revista de Humanidades

Capa da série 2 - volume 1.

O lançamento da nova edição da Revista Todavia ocorrerá hoje (dia 28 de setembro), às 17 horas, na sala dos PETs Ciências Humanas e Ciências Sociais. A sala 207 do prédio 43321 situado no IFCH - UFRGS no Campus do Vale. 

A Revista Todavia está de cara nova. Esta mudança marca a segunda série, que estamos inaugurando com este número. O nome também sofreu uma pequena alteração: acrescentamos, após uma barra, Revista de Humanidades. Muito debatemos o próprio papel da revista e, como era de se esperar, mudanças aconteceram, deliberadamente ou pelo acaso: outros professores – além do tutor do PET – passaram a auxiliar, trazendo experiências de trabalho de outras revistas; os processos passaram a ser melhor documentados, foram criadas cartilhas e tutoriais para amenizar as perdas com a alta rotatividade de pessoal; tarefas foram divididas em grupos com funções bem definidas; foi criado um banco de pareceristas, o que agilizou muito o trabalho do grupo responsável; novas ações para divulgação aumentaram o número de submissões além do esperado; a criação de um espaço para trabalhos artísticos (contos, fotos, poesias) fez com que a revista se tornasse muito mais plural e dinâmica. 


Porém, duas mudanças ainda não mencionadas se destacam. A primeira foi a parceria realizada com o PET Conexões de Saberes – Ciências Humanas, formado por bolsistas de diversos cursos. Nós dividíamos o mesmo espaço físico e já realizávamos diversas atividades em conjunto. Em 2015 surgiu a proposta de unir esforços para garantir a continuidade da Todavia: agora são dois grupos cooperando para mantê-la em funcionamento. Essa parceria ao mesmo tempo decorreu e propiciou de um debate sobre o perfil das publicações: decidimos que era o momento de abrir para estudantes de outros cursos. Essa foi a nossa segunda grande mudança: expandir os limites da revista. O critério deixou de ser o curso de origem e passou a ser o tema do trabalho submetido. Tornamo-nos, assim, uma revista de Humanidades. 


Se hoje a revista amadureceu e muitas barreiras foram vencidas é por que sempre houve quem a mantivesse. Nosso muito obrigado a todos que fizeram e fazem a Todavia. É com muita alegria que apresentamos a nova Todavia – Revista de Humanidades, que seja a primeira edição de muitas outras. Neste primeiro número da nova série contamos poemas, artigos, resenhas, ensaios textuais e um ensaio etnofotográfico, produzidos por estudantes de diferentes áreas e instituições e sobre as mais diversas temáticas.