Uma saída de campo diferente...
Hoje acabou a última fase do processo seletivo de novos bolsistas 2018 e ficaram muitas trocas e aprendizagem. O trabalho de selecionar envolve força X deslocamento. Força no sentido de força de vontade - muito importante para um trabalho em equipe - e deslocamento, porque envolve nos deslocarmos de um espaço subordinado de prestação de serviços, para um espaço de seleção de pessoas, possuindo um papel muito político. Essa imagem ilustra a proposta da nossa dinâmica - fase final e não eliminatória - do nosso processo seletivo, que está interessada no debate pela diversidade.
Tratava-se de observar o fenômeno - vídeo no youtube - e sair para o campo afim de realizar uma observação etnográfica. A proposta de discutir a luta pela equidade de gênero, percorrendo os espaços privilegiados da Universidade através de uma saída de campo do grupo, nos perpassa como estudantes vindo da rede pública e vendo as tanta desigualdade de oportunidades num único perímetro.
Pra quem não viu o vídeo da feminista e pesquisadora em estudos de gênero, Joanna Burigo fala sobre feminismo, gênero, privilégios equidade.